sábado, 26 de outubro de 2013



Vi, Li, Gostei e estou Socializando!

JOGOS PARA DI



Estava procurando por jogos diferenciados e vi este, usando material reciclado como copinhos de iogurte pintados, bola de gude e caixa de papelão. O contato com esse e outros jogos veio por intermédio do artigo O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual de Sônia Regina Correia Mafra.


Pinta-se 3 dos copos de uma cor, numerando-os, e os outros 3 com outra cor e numeração, formando a sequencia de 1 a 6.Não esqueça de cortar os copinhos em forma de arcos.

A brincadeira é jogar com o dedo a(s) bola de gude e tentar entrar em qualquer dos copos, somando os pontos conseguidos.

Pode-se trabalhar a motricidade fina, percepção visual e tátil, cores e noção de quantidade.

A mediação do professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado) se dará na Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotsky), utilizando-se da ludicidade. Este se constituirá na forma extrínseca de motivação (POULIN et al,2013) do qual necessita o DI (deficiente intelectual) na construção de novas aprendizagens.
A brincadeira, portanto se constitui em meio de interação com o mundo real e as intervenções junto ao aluno ocorrerão: desafiando-o positivamente a jogar; ajudando-o a descobrir modos de introduzir a(s) bola(s) nos orifícios; relacionar cores/numeral e em qual a bola entrará; utilizar bolas de gude para contagem das quantidades.