domingo, 26 de maio de 2013

A PEDAGOGIA ON LINE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES



A PEDAGOGIA ON LINE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os avanços tecnológicos têm privilegiado conquistas para os diferentes seguimentos da sociedade. E quando pensamos em Cursos On-Line direcionado à formação de professores e mais especificamente a formação de professores direcionados ao Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos, esse fato se concretiza. Moran (2003, p.1) discute que, A educação on-line acontece cada vez mais em situações [...], da educação infantil até a pós-graduação.”
A participação nesse curso de formação continuada apresenta-se então com oportunidade única de aprendizagem. O artigo Contribuições para uma Pedagogia da Educação On-line apresenta que, esse seguimento da Educação vem dá conta de uma lacuna deixada pela formação presencial, ao tempo que também pode auxiliá-la oferecendo ferramentas inovadoras. Ressalta ainda que, os avanços da denominada “comunicação por redes” com o avanço dos anos tornar-se-á o ponto central da pedagogia.
Sem preocupação com a ordem de importância pudemos perceber através das leituras que esse modelo de formação apresenta também algumas dificuldades:
 A primeira diz respeito à necessidade de formação dos professores-formadores. Estes devem apresentar não somente o conhecimento do conteúdo da disciplina como também, habilidades no manuseio das diferentes ferramentas, exigindo assim, grande capacidade de adaptação.
Também vale destacar a importância da escolha correta da Instituição que oferece esse modelo de formação, visto que há um processo de massificação. Estas devem promover ambientes que promovam a aprendizagem, primem pela flexibilidade e responsabilidades dos participantes e privilegiem o diálogo estabelecendo vínculos, resultado de uma boa comunicação.
E por fim e nem por isso menos importante a ausência de disciplina por parte do aluno pode oferecer grandes dificuldades no desenvolvimento e finalização do curso. É ele que vai organizar seus horários para leituras, acessos, elaboração e postagem das atividades. E ainda é possível acrescentar a disponibilidade para se inteirar no uso das ferramentas oferecidas pela internet.
Pessoalmente isso sempre me afeta significativamente. A distância geográfica pode redundar em impessoalidade a qual sempre tento superar. Daí penso ser de fundamental importância os modelos semipresenciais, promovendo então essa humanização que só o encontro entre humanos pode promover.

BIBLIOGRAFIA
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. Artigo publicado no livro organizado por SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. P. 39-50. Impresso do http://www.eca.usp.br/prof/moran/bomcurso.htm
_______. O que é um bom curso a distância? Impresso do htm://WWW.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário