A
PEDAGOGIA ON LINE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os
avanços tecnológicos têm privilegiado conquistas para os diferentes seguimentos
da sociedade. E quando pensamos em Cursos On-Line direcionado à formação de professores
e mais especificamente a formação de professores direcionados ao Atendimento
Educacional Especializado/Sala de Recursos, esse fato se concretiza. Moran (2003,
p.1) discute que, A educação on-line acontece cada vez mais em situações [...],
da educação infantil até a pós-graduação.”
A
participação nesse curso de formação continuada apresenta-se então com
oportunidade única de aprendizagem. O artigo Contribuições para uma Pedagogia
da Educação On-line apresenta que, esse seguimento da Educação vem dá conta de
uma lacuna deixada pela formação presencial, ao tempo que também pode
auxiliá-la oferecendo ferramentas inovadoras. Ressalta ainda que, os avanços da
denominada “comunicação por redes” com o avanço dos anos tornar-se-á o ponto
central da pedagogia.
Sem
preocupação com a ordem de importância pudemos perceber através das leituras
que esse modelo de formação apresenta também algumas dificuldades:
A primeira diz respeito à necessidade de
formação dos professores-formadores. Estes devem apresentar não somente o
conhecimento do conteúdo da disciplina como também, habilidades no manuseio das
diferentes ferramentas, exigindo assim, grande capacidade de adaptação.
Também
vale destacar a importância da escolha correta da Instituição que oferece esse
modelo de formação, visto que há um processo de massificação. Estas devem
promover ambientes que promovam a aprendizagem, primem pela flexibilidade e responsabilidades
dos participantes e privilegiem o diálogo estabelecendo vínculos, resultado de
uma boa comunicação.
E
por fim e nem por isso menos importante a ausência de disciplina por parte do
aluno pode oferecer grandes dificuldades no desenvolvimento e finalização do
curso. É ele que vai organizar seus horários para leituras, acessos, elaboração
e postagem das atividades. E ainda é possível acrescentar a disponibilidade
para se inteirar no uso das ferramentas oferecidas pela internet.
Pessoalmente
isso sempre me afeta significativamente. A distância geográfica pode redundar
em impessoalidade a qual sempre tento superar. Daí penso ser de fundamental
importância os modelos semipresenciais, promovendo então essa humanização que
só o encontro entre humanos pode promover.
BIBLIOGRAFIA
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da
educação on-line. Artigo publicado no livro organizado por SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas,
legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. P. 39-50.
Impresso do http://www.eca.usp.br/prof/moran/bomcurso.htm
_______. O que é um bom curso a distância?
Impresso do htm://WWW.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário