sábado, 7 de setembro de 2013


PCS: PROGRAMA APRESENTA NOVAS CHANCES DE COMUNICAÇÃO!
 
Alunos com Paralisia Cerebral podem fazer uso desse excelente Recurso da Tecnologia Assistiva (TA) para comunicar-se!
A oportunidade de expressar suas ideias, desejos e necessidades no convívio com os seus pares, familiares e amigos podem descortinar uma nova vida! Os alunos com PC (Paralisia Cerebral) devido a sérios comprometimentos neurológicos podem fazer uso desse recurso destinado à comunicação.
Um dos sistemas mais utilizados no mundo O PCS – Picture Communication Symbols foi criado em 1980 pela fonoaudióloga Americana Roxanna Mayer Johnson. No Brasil está disponível através do software Boardmaker (Board – prancha; e maker – produtor), sob o nome Símbolos de Comunicação Pictórica.
Esse programa de computador foi desenvolvido para a criação de pranchas de comunicação alternativa objetivando a comunicação personalizada. O vocabulário utilizado deverá ser selecionado levando em consideração a realidade do aluno.  SATORETTO e BERSCH (2013) discutem que, utilizando esse software podem ser confeccionados recursos de comunicação ou materiais educacionais que utilizam símbolos gráficos podendo ser impressos e apresentados ao aluno no seu dia-a-dia.
O referido Recurso faz parte da Tecnologia Assistiva (TA), uma área da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) responsável pela ampliação das habilidades de fala e/ou escrita. Através dos símbolos representativos do software, podem ser construídas pranchas de comunicação que podem ser organizadas em pastas, cartões, carteiras e chaveiros de comunicação.
Isso porque garantir as condições de acessibilidade é uma parte importante na inclusão escolar. A autonomia dentro e fora da escola é uma conquista ao tomar decisões, realizar tarefas do cotidiano escolar ou até mesmo alimentar-se, fazer sua higiene, tornando-se assim ator de suas ações.

Bibliografia
SARTORETTO, Mara Lúcia. et. all. A educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Secretaria de Educação Especial. Fortaleza, Universidade do Ceará, 2010, V. 6 (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
http://www.assistiva.com.br/ Assistiva, Tecnologia e Educação. Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2013.

Um comentário:

  1. Muito legal Rute, e com certeza tornar-se ator de suas ações é uma conquista que todos devem ter!
    E com certeza o uso dos recursos de alta e baixa tecnologia tem ajudado muitas vidas.

    ResponderExcluir