domingo, 29 de junho de 2014

"PALOMAR" E AS RELAÇÕES COM O AEE!

O texto de Ítalo Calvino “o modelo dos modelos” aponta excelentes contribuições que podem ser relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo AEE:

v  Para o autor não existe modelo ideal, pois seus elementos não são perfeitos. A harmonia não existe, pois estamos inseridos em uma realidade que é mutável, cíclica. No desenvolvimento do AEE também não lidamos com o perfeito, mas temos que partir das possibilidades e das necessidades do indivíduo e não do seu diagnóstico clinico.

v  Quando o texto menciona que “[...] as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas”, na verdade as linhas não estavam distorcidas, eram as diferentes nuances que não foram observadas. De forma semelhante no trabalho do AEE vários fatores podem intervir. A realidade do aluno em que ele esta inserido, a família, as condições sociais que envolvem desde a sobrevivência, cuidados, aceitação deste filho, sonhado perfeito. Esses devem ser conhecidos, vão oferecer pistas para as possíveis intervenções junto ao aluno.

v  Assim Palomar em sua evolução no conhecimento percebeu que não podia seguir um modelo tão delimitado em suas ações. No trabalho do AEE também, faz-se necessário aprofundar os conhecimentos, daí a importância da formação continuada. Por vezes, será necessário tentar, mais de uma, duas cinco, pois o modelo pode não se encaixar, pode ser até decepcionante quando o modelo não servir. Então é preciso abrir a mente para ir além, olhar além da realidade imediata até porque a realidade imediata a que vemos cotidianamente é formada por outras realidades distintas.

v  Daí o autor traz a ideia inicial de métodos transparentes, diáfanos e sutis como teias é só o ponto de partida até que os próprios modelos se dissolvam, pois o pesquisador e em nosso caso o professor-pesquisador do AEE, vai perceber que nada do que já tem pronto se encaixa. Ele precisa “dissolver-se a se próprio”, indo além do que visto para o que pode ser oferecido pelo aluno e através da mediação adequada ao aluno.

v  Refazer-se é a proposta que se apresentou para Palomar e para o Professor do AEE. Neste sentido, “[...] apagar da mente os modelos e os modelos dos modelos” e seguir em frente percebendo que em sua atuação não existem padrões, nada é tão homogêneo como aparenta. E a mente que estava embaraçada pelos conhecimentos engessados e padronizados, fica somente o não padronizável.  Princípios que valorizem o humano acima de tudo e que nem sempre isso é o mais satisfatório ou rende as medalhas, mas é o mais praticável e que provoca o desenvolvimento do aluno. Assim a dinâmica das  práticas do professor de AEE devem priorizar o processo de inclusão em contrapartida aos projetos estruturalmente impostos e que em suas entrelinhas padronizam a exclusão não somente dos alunos com deficiência.


Referencia

CALVINO, Italo. O modelo dos modelos. Texto impresso Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE Versão 2013. UFC/SECADI/UAB/MEC. Impresso em junho de 2014.

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