A elaboração de um CALENDÁRIO SEMANAL é fundamental para o
aluno com deficiência. De forma geral vai permitir não somente a estruturação
das atividades como também a organização
do tempo. Especificamente a criança com autismo que tende a desestruturar-se com maior facilidade, ter uma
rotina para seguir é fundamental.
Essa atividade se impressa pode
ser utilizada no espaço da sala regular, na sala de Atendimento Educacional Especializado/
Sala de Recursos (AEE/SR) e mesmo no ambiente familiar.
A atividade consiste em espaços em
forma de quadrados ou mesmo retângulos, onde são escritos ou preferencialmente
as imagens das atividades que deve ser desenvolvidas diariamente pela criança
de faixas etárias diferentes.
O professor de forma mediadora
deverá levar o aluno a perceber as atividades que deve desenvolver nos encontros
semanais. Após o cumprimento de cada atividade o aluno deve ser parabenizado,
retirando-a do quadro e colocando-o em espaço previamente designado. A atividade promove além do desenvolvimento da comunicação a interação social com seus pares ou outros.
Os SÍMBOLOS DA SEMANA, SÍMBOLOS DOS DIAS DA SEMANA, MESES E ANO como
imagens pictóricas que são, podem ser impressos e adicionados ao calendário
semanal. Permite ao aluno utilizá-lo no ambiente familiar, no espaço da sala
regular ou Sala de Recursos ou qualquer outro ambiente que for necessário.
A estas imagens podem ser acrescentadas outras
a depender das atividades acrescentadas no dia a dia. Pode-se também tirar a
foto do aluno desempenha a atividades e colocada no calendário compondo assim a
sua rotina. Também pode incorporados os meses do ano e identificar o ano em
curso, trazendo-o assim para a realidade temporal à qual deve ser inserido.
Essa atividade pode ser usada não
somente com alunos com alguma eficiência nas diferentes idades, mas os alunos
ditos normais podem muito bem agregar ganhos principalmente no que diz respeito
à disciplina. No caso do aluno autista esse ganho é fundamental para o seu
desenvolvimento e estabilidade neurológica.
O professor ou o responsável pode simplesmente mostrar a imagem (como por exemplo, em sala de aula para indicar o horário do recreia em que a sineta toca e pode desestabilizar o aluno autista), ou pedir que o aluno pegue a imagem e coloque-a no espaço adequado.
Os SÍMBOLOS E COMEMORAÇÕES DO ANO são fundamentais, não somente como parte
das atividades e rotina diárias, mas para que o aluno possa estar inserido no próprio currículo
escolar e seus conteúdos. Além do aluno
autista, o aluno com deficiência intelectual, se acrescentar o sinal em libras para
o aluno com surdez, além claro do ganho que toda a turma pode ter mesmo se for
da educação infantil ou ensino fundamental.
As imagens pictóricas podem ser impressas e recortadas, montadas em jogos de memória , dominó de imagens e bingo de imagens, desenvolvendo em atividades em duplas ou trios promovendo a interação e desenvolvimento da linguagem assim como promover o processo de inclusão na sal de aula regular.
Esses mesmos jogos podem ser utilizados pelo professor da Sala de Recurso, ambiente apropriado e o laboratório para implementar novos avanços que irão se concretizar no espaço da sala de aula e na convivência com os colegas.
As imagens pictóricas podem ser impressas e recortadas, montadas em jogos de memória , dominó de imagens e bingo de imagens, desenvolvendo em atividades em duplas ou trios promovendo a interação e desenvolvimento da linguagem assim como promover o processo de inclusão na sal de aula regular.
Esses mesmos jogos podem ser utilizados pelo professor da Sala de Recurso, ambiente apropriado e o laboratório para implementar novos avanços que irão se concretizar no espaço da sala de aula e na convivência com os colegas.
Referência
Atividades retiradas do: Tecnologia Assistiva
MiryamPelosi
BELISÁRIO
FILHO, J. F.; CUNHA, P. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo
9: Transtornos Globais do Desenvolvimento. P. 33-40.
BEZ. Maria
Rosangela. Linguagem e Comunicação.
In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE e TGD.
2014.
BOSA, C. A. Autismo: atuais interpretações para
antigas observações. In: Claudio Baptista; Cleonice Bosa. (Org.). Autismo e educação:
atuais desafios. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002, v., p. 22-39.
Texto:
Transtorno do Espectro Autista –
Maria Rosangela Bez. In: Sistema de comunicação alternativa para
processos de inclusão em autismo: uma proposta integrada de desenvolvimento
em contextos para aplicações móveis e web. Tese (Doutorado em Informática na
Educação) – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto
Alegre, 2014 (09 páginas).
Organizar o aluno é fundamental para que o mesmo consiga realizar e suportar o cotidiano do ambiente escolar. Muito bom , quando percebemos que mesmo os ditos normais precisam de rotina para se organizar. Valeu garota!!!!!
ResponderExcluirA questão da rotina para o aluno é primordial... excelente texto colega.
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